A culinária da Musa chef é produto de muita experiência e estudo com especialistas em culinária saudável. Nossos pratos são criados a partir dessa base e testados no dia a dia. Eles têm que ficar bonitos, saborosos, de fácil digestão e nutritivos. Se a comida " cair mal" ou se sentirmos fome pouco depois de comer, se provocar gases, enjoo, azia, alguma indisposição, etc... reprovamos o prato e não publicamos. Raramente alguma coisa não fica boa. E nunca ficou ruim a ponto de fazer mal. As nossas publicações são meros compartilhamentos com os amigos, servem de estímulo para quem deseja comer melhor sem sacrificar a saúde ou o prazer. Não temos objetivo de substituir médicos, nutricionistas ou o bom senso de cada um. Uma coisa é certa, temos vivido melhor, com mais saúde e disposição física, com ótimos índices nos exames clínicos e nos divertimos bastante com a arte culinária. Afinal tudo se passa no ambiente de arte, no atelier.

domingo, 5 de março de 2017

Suco de araçá com limão cravo (20 araçás maduros, um limão, 400ml de água gelada, liquidificar e peneirar). Fica com uma textura cremosa. Adoçamos com stévia. Super refrescante e nutritivo, dá para viajar nas variações dessa bebida exótica.


Para o jantar: penne integral cozido em pouca água temperada com alho, cebola, salsa, cebolinha, pimentão verde, curry, sal, páprica picante e azeitonas pretas. Molho branco cremoso ( amendoim cru descascado hidratado por 12h - alho,limão, sal marinho e agar agar dissolvido em água quente. Tudo liquidificado e levado à geladeira para ganhar consistência. Polvilhar orégano e regar com azeite ao servir ). A temperatura da noite está bem amena e adequada para o prato. 

Para o almoço: farfalle integral cozido em pouca água temperada com alho, cebola, salsa, cebolinha, pimentão vermelho, páprica picante, curry, mostarda, orégano e sal rosa. Salada com tomate, cenoura ralada, azeitonas pretas, ovo cozido, salsa, shoyu, azeite, limão e orégano. Molho branco cremoso de amendoim cru descascado e hidratado, alho, agar agar, sal, limão e água. Uma delícia, nutritiva e de fácil digestão.

Para o almoço: risoto de funghi ( arroz branco, funghi seco, damascos, castanhas de caju, nozes, amendoim, cebola, curry, zaatar, mostarda, páprica picante, sal ), tomate cru para decorar. Shoyu e Azeite extra virgem para regar todo o prato. Acompanha limonada adoçada com Stévia.


Para o almoço: risoto de funghi decorado com salsa e damasco. Salada crua com orgânicos da horta do Marinho Mecanico ( quiabo, maxixe, mostarda e almeirão ), tomate orgânico e molho ( azeite, limão, sal e tahine ). Acompanha limonada de limão galego adoçado com Stévia e um café expresso para arrematar. Arte culinária saudável com a assinatura da Musa Loyde.


Para o jantar: sopa cremosa de cará ( cará descascado, cortado em cubos, cozido em pouca água com sal e alho, macetado na própria panela sem escorrer a água do cozimento ) servir quente com salsa, Cebolinha e um fio de azeite. Leve, nutritiva e muito saborosa.


Para o almoço: Moqueca verde - em uma panela grande colocar alho picado, cebola em rodelas e um pouco de água para cozinhar. Em seguida adicionar uma camada de batata doce em rodelas com casca. Polvilhar curry, mostarda, canela e páprica picante sobre as batatas. Colocar uma camada de rodelas de tomate polvilhadas com orégano e um pouco de shoyu. Adicionar uma fina camada de coco ralado. Cobrir o coco com uma camada de rodelas de banana d'água firmes e com casca polvilhadas com canela. Adicionar uma camada de folhas de bertalha picadas assim que a batata estiver cozida. Cobrir as folhas de bertalha com ovos e polvilhar sal. Tampar a panela e esperar os ovos chegarem ao ponto de pochê mal passados. Servir quente, se desejar, com um pouquinho de pimenta malagueta.


Para o almoço: Lasanha de abobrinha ( lâminas de abobrinha crua, intercaladas com molho branco e molho vermelho. Amornada em banho Maria e coberta com castanha do Pará hidratada e ralada ) Molho branco: castanha de caju crua, hidratada por oito horas, alho, limão galego, sal e água filtrada suficiente para liquidificar ( a água da hidratação é descartada ) Molho vermelho: tomate orgânico cru, pimentão vermelho cru, tâmara hidratada por meia hora, orégano e sal. Liquidificado até homogeneizar. Acompanha limonada de limão galego adoçada com Stévia e café expresso para arrematar. Super Light, delícia para um dia de verão carioca.


Para o lanche: BOMBA ENERGÉTICA para duas pessoas ( 400 ml de leite de coco caseiro elaborado com coco seco e água filtrada na talha de barro - duas bananas d'água grandes e bem maduras, uma colher de chá de canela, uma colher de sopa de cacau em pó, quatro ameixas secas, duas castanhas do Pará previamente hidratadas por quatro horas em água filtrada que será descartada. Bater no liquidificador até triturar os ingredientes sólidos ) damasco e ameixa na decoração do copo. Delícia nutritiva levanta defunto.


Para lanches entre as refeições principais: sucos de ciriguela, de acerola, de ciriguela com acerola, de limão cravo e araçá; mamão, banana e abacate. Tudo muito refrescante, nutritivo e bem adequado para o verão do Rio de Janeiro.

Um comentário:

  1. A musa chef Loyde Machado sempre inovando, sempre se superando

    ResponderExcluir